Escravidão indígena (Plano de aula)



Plano de aula para um período.

Problematização do conteúdo: Por quê o índios foram escravizados?


Objetivos

-Entender as motivações para o índio ser escravizado.

-Analisar as principais formas de riquezas do Brasil pré-colonial.

-Compreender como era a relação entre o europeu é o indígena nos primeiros anos de descobrimento.


Conteúdos
-Escravidão indígena.

-Brasil pré - colonial.



Conceitos
Escravidão.

Riqueza.

Colônia.

Exploração.



Metodologia

- O professor dirá para os alunos que eles irão se deslocar para a sala de informática para a realização da atividade.

-Ao chegar a sala de informática o professor pedirá para os alunos acessarem o 


- Será explicado para os alunos que eles deverão ler o pequeno texto sobre escravidão indígena e logo após a leitura responder as perguntas que se encontram em baixo do texto.

- Após os alunos  responderem as perguntas deverão chamar o professor para ver a pontuação que eles ficaram. Essa pontuação servirá para o professor dar nota para os alunos.

- Com todos os alunos terem completado a atividade o professor pedirá a atenção de todos para começar a correção das perguntas.



-Para a correção o professor pedirá para um aluno ler uma pergunta e as alternativas em voz alta.



- De acordo com a pergunta o professor fará uma breve explicação a respeito da resposta, dizendo o porque está certo é porque está errado.



Estratégias

- Os alunos deverão se deslocar para a sala de informática juntamente com o professor.

- Os alunos deverão ler o texto e responder as perguntas.

- Os alunos deverão chamar o professor quando terminar de responder as perguntas.

- Os alunos deverão prestar atenção na leitura das perguntas e na explicação do professor. 



Recursos/ Materiais

- Sala de informática.

-Site para o a realização da atividade.



Avaliações 

-Será avaliado a pontuação que o aluno fez no final do exercício.





______________________________________________________



Site para realização da Atividade










  

Sobre o Autor:
Felipe Carreira
Felipe Carreira. Historiador e técnico em informática. Especialista em uso de mídias e tecnologias em educação. Estuda sobre a pirataria no Atlântico com ênfase no século XVII e XVIII. Criador deste espaço virtual para o GEACB. Produz vídeos e documentários sobre a História da América,.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...